Corrente Musical de A a Z: Slipknot

A letra S segue dando frutos. Slipknot acabou vencendo as opções da letra T, deixando apenas Twisted Sister para uma próxima possibilidade de escolha.
Vamos ao Corrente dessa semana sem demoras!

Banda ou Artista mais bem votado:



♫ Música que mais gosto:


♫ Música que menos gosto:

Não sou muito fã de "Eyeless". Ela é "too much disturbing". Mas tem umas linhas de guitarra bem massa.

♫ Música romântica:

Não é bem romântica e sim de "fossa" (usamos esse termo ainda?), de sofrimento amoroso e necessidade de solidão.


♫ Música para dançar:

Sid Wilson, número 0 já ensinou a gente a dançar em um monte delas... Então, nem tá difícil escolher uma, por incrível que pareça.
People = Shit além de ser um título que faz refletir e ser um tanto verdadeiro, dá para ensaiar uns passinhos, rsrsrsrsrs...

♫ Música que me define:

"...The unrequited dream
A song that no one sings
The unattainable..." - Vermillion pt. 2

♫ Clipe Favorito:

Quando "Before I Forget" apareceu na MTV estávamos no grande ápice das músicas nu metal. A molecada adorava e eu, ainda nessa fase de ouvir coisas da minha geração era uma delas, porém, ainda não tinha me encontrado no estilo, para ser bem sincera. Tinha em casa o disco "Hybrid Theory" do Linkin Park, mas tinha a tendência a preferir power metal mais do que esse estilo meio "bagunçado".

Slipknot era meio aterrorizante nos anos 2000. Arrumei um DVD do show ao vivo "Disasterpieces" de 2002 e achava aquilo tudo "o máximo": Eu, que tinha uma fobia de máscaras e palhaços, fui treinando meus traumas a partir deles. Palhaços ainda são complicados de encarar, especialmente nas ruas e portas de lojas em épocas festivas ou de promoções. Cinemas com esses protagonistas então, nem pensar. Mas, máscaras, estão ok, depois de alguns minutos de costume, não fico agoniada como antes. (*Sobre as máscaras: comento mais adiante) Então, nos anos 2000 estes caras eram a coisa mais undergound para mim, vivente de uma cidade pequena e recém saída de numa escola de freiras. O ano do vídeo "Before I Forget" era 2005, eu tinha lá meus felizes 18 anos, tinha saído do colegial e deixado para trás um "crush" que gostava de Slipknot e que era um dos "metaleirinhos" mais "quentes" da cidade. Hoje não sei quem está pior: ele, com uma cara de 80 anos por conta dos excessos da adolescência, ou eu marinando em casa, sofrendo com a impossibilidade de começar 2018 em mais uma pós graduação que vai teimar em tardar.
E foi com os 18 anos que comecei a tomar decisões sobre as bandas que eu gostava de ouvir. Slipknot passou a ser uma das únicas bandas de nu metal que ainda restava nas minhas audições (junto com System of a Down). Mesmo assim os mascarados tem a áurea de ser músicos da molecada. Metaleiro adulto e de raiz gostava de coisa mais "descentes" de se ouvir e exaltar. O vídeo? Bem, atiçava muito mais a geração que ouve música pela internet que necessariamente aquela turma que trocava fitas K7 na praça. E essa curiosidade se dava muito mais pelo mistério dos caras mascarados desta vez, sem máscara, do que especificamente pelo som. Não se vê nada de seus rostos limpos, e isso, segurou uma galera por mais tempo na curiosidade. Só 12 anos antes desse post, a gente tinha uma ou duas fotos de cada membro da banda no Google imagens, e mesmo assim, de uma má qualidade terrível. O máximo que tinha no vídeo em questão eram olhos, cabelos, mãos e perfis bem rápidos. Até meados do vídeo, inclusive os nomes eram uma incógnita. Cada um tinha um número, do 0 ao 8. Isso era uma jogada de marketing que funcionava bem, e de certa forma, era interessante até serem "conhecidos". Detalhe importante: não caíram num ostracismo exagerado irregular como o Korn, ou mesmo se tornaram uma banda nada criativa como Limp Bizkit. 


♫ Melhor álbum:

Não escondo de ninguém que apesar da má fama do nu metal que gosto de duas bandas do estilo. Adoraria e pagaria ingressos para shows desses caras sem problemas. Não, não acho que é coisa de molecada. E não, não acho que Slipknot é bobagem de criança. Nem acho que são totalmente nu metal. O pezinho deles está fortemente calcado no death do vocal até as letras.
A questão é que gosto das linhas de guitarra e dos vocais limpos ou guturais. Corey Taylor é um excelente vocalista e é uma destas figuras públicas que tem algo de proveitoso para dizer e dado dois de seus livros que li de sua autoria, eu diria que ele é um pensador contemporâneo, muito mais sábio que muito Tico Santa Cruz por aí. (Comparação desonrosa, mas é o que veio a mente de exemplo de figura "roqueira" que move multidões em ideias rasas e empobrecidas para as nossas antas compatriotas seguirem...)
Em termos de álbuns, gosto de "All hope is gone", quarto disco de estúdio da banda, lançado em 2008. Acho um disco completo, que atendeu as expectativas na época que soube de seu lançamento e gosto de ouvir sem pausas ou saltos. Embora tenha sido o último com a banda de formação quase que original - já que Paul Gray o baixista morreu dois anos depois, a banda ficou em hiato até meados de 2013, ano em que Joey Jordison (bateria) também foi desligado do grupo - é provavelmente o melhor deles entre os críticos. Os demais integrantes: #0 Sid Wilson - DJ , #3 Chris Fehn - percussão e vocal de apoio, #4 James Root - guitarra, #5 Craig Jones - sampler e teclado,  #6 Shawn Crahan - percussão e vocal de apoio, #7 Mick Thomson - guitarra, e #8 Corey Taylor - vocais.
As faixas:

1. ".Execute." 
2. "Gematria (The Killing Name)" 
3. "Sulfur" 
4. "Psychosocial" 
5. "Dead Memories" 
6. "Vendetta" 
7. "Butcher's Hook"
8. "Gehenna"
9. "This Cold Black" 
10. "Wherein Lies Continue" 
11. "Snuff"
12. "All Hope Is Gone"

♫ Pior álbum:

Cada álbum tem algo de aproveitável. Então Slipknot ainda não chegou no patamar de ter um álbum como mais ou menos ou mesmo fraco - embora o recente álbum além de sombrio, destoa daquela fase mais nu metal por completo do começo da carreira, e mostra uma maturidade enquanto musicistas de forma bem mais evidente. Para quem gostava do jeitão nu metal da banda pode ter desgostado de "The Gray Chapter", ainda mais pelas estranhezas entre os membros desde os problemas enfrentados internamente.

* As máscaras que descreveram uma das características da banda tinham significados e escolhas dos membros quando ainda eram apenas conhecidos apenas pelos seus números.
- Sid Wilson, o 0, o mais jovem membro do Slipknot, é o DJ maluco que sempre usou máscaras anti-gases e de caveiras. Ele também é conhecido como "DJ Starcream", nome derivado do personagem Starscream dos Transformers.
- O ex-baterista Joey, conhecido como #1 usava uma máscara do tipo kabuki, originária do Japão. Joey que pareceu ser um dos caras mais fechadões da banda e a máscara refletia a inexpressividade que parece combinar com Joey. De bem ou mal com a vida sua máscara nunca refletiu seu estado de espírito. Ele saiu da banda em 2013, e recentemente revelou uma doença que prejudicou o movimento de suas pernas chamadas "mielite transversa". Ele superou em partes e está com uma banda chamada Vimic. Joey foi substituído por Jay Weinberg, o atual #10.
- Falecido em 2012 por uma overdose acidental de analgésicos - em tese, Paul Grey sofria de dores fortes e problemas no coração - o baixista do Slipknot #2 usava originalmente uma máscara de "porco de Haloween", conhecida entre os americanos por conta dessa festividade. Depois ele passou a usar uma bem baseada na máscara usada pelo Hannibal Lecter nos filmes. Paul foi substituído por um tempo por Donnie Steele até 2013, (que já foi guitarrista da banda nos anos 1995 e 1996) e agora o membro atual da banda é Alessandro Venturella - com o número 9.
- O percussionista e sua máscara de Pinóquio estilizado, é Chris Fehn # 3, exalta a sua espirituosidade em palco e no particular.
- Jim Root (#4) é um dos dois guitarristas e a máscara que usa é algo monstruoso e que faz alusão a algo psicótico. Parece ter sido criada inspirada em dois personagens - o Coringa, vilão do Batman e o Corvo, personagem imortalizado por Brandon Lee nos cinemas.
- Craig Jones é um dos poucos que ainda não aparece muito. É o #5 programador, tecladista e sampler (aparelho utilizado para armazenar sons e tocá-los com o auxílio do teclado). A máscara mais conhecida, usada por ele é feita de látex, repleta de pontas em espetos, com um zíper na boca, no estilo meio sadomasoquista. Como dito, ele é o que menos aparece da banda e é considerado bem introvertido. Nas pesquisas, alguns fãs indicaram que a sua máscara trata-se de uma inspiração nos personagens "cenobitas", seres infernais do filme Hellraiser.
- Na sequencia, o #6 tinha que ser o palhaço para meu terror. Shawn diz ser um cara adorável e um palhaços, seriam, na cabeça dele, criaturas adoráveis. (Desculpa aí, tio, mas não é neeeeeem...) Outra explicação encontrada é que palhaços seriam figuras bem malucas por natureza, o que justifica a energia do percussionista no palco.
- #7, ou Mick Thompson é tido como um cara frio e sem sentimentos, desta forma, o outro guitarrista do grupo escolheu um tipo estilizado de máscara de hóquei para utilizar durante os shows. Olhando bem, parece que está sempre com ódio de tudo e todos.
- Corey Taylor, o #8 usou muitas máscaras ao longo dos anos: já usou uma máscara que era metade -metade duas faces, uma triste e outra alegre, que retrataria duas fases distintas de sua vida. Outra, parecia um rosto queimado e costurado no maxilar. A atual seque maxilar costurado e com um tom de homem idoso ou cadavérico. Parece ter alguma inspiração no que diz respeito ao seu gosto por quadrinhos.

► Menções honrosas: 10 músicas que não foram citadas

Sulfur;

Passo a vez para vocês: escolham, palpitem.
Deixo mais algumas bandas para a próxima semana - incluindo a segunda melhor votada da semana passada.






Votos pela página ou pelos comentários. Como preferirem. 
!!!Avisão!!!: depois da escolha acima, não terá uma repescagem para a segunda mais votada. Farei a postagem com a vencedora e nomearei duas bandas que começam com "The" para começar janeiro com "A" escolha do Corrente, meio que especial do especial antes de passar para a letra seguinte durante o novo ano. Já imaginam quais bandas serão?

Abraços afáveis!

Comentários

joaoleopires disse…
Lembro muito bem quando lançou este clipe, apesar de não ser um grande fã da banda, admito que esta música e clipe são excelentes!!!

Continuo com o Twisted Sister!!!
Manu disse…
Tá certo João, voto calculado! Obrigada e abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!