Tag Cinematográfica: Desafio dos 30 filmes (# 16)

Desafio dos 30 filmes - Dia 16: Um filme mudo

A resposta é direta: não poderia opinar bem, pois não sou fã de filmes mudos. Tenho um pouco de falta de paciência, a não ser que sejam filmes de animação ou curta-metragens. Filme mesmo, mudo, é um tanto complicado para mim, assim como os musicais. 
Eu costumava dizer que detestava musicais, mas depois que assisti "La La Land", descobri que não detesto todos, apenas esse hahahahahahaha... Os antigos, das quais o diretor se baseou para montar essa bobagem, passaram a ser interessantíssimos, por se tratarem de algo intrínseco e um tanto identitário de Hollywood. O "La La Land" é apenas uma homenagem mimética sem carisma e a sem força dos originais - que eram, na época, inclusive, novidade. É para frente que se anda, Chazelle!! Homenagem é uma coisa, cópia é outra bem boba para hoje. 
Mas falando na real agora, gosto de musicais que contam com músicas das quais conheço e assim, dá para acompanhar. Mas isso, filmes com boas trilhas conseguem ser melhores, pois não tem números de danças dignas de bailarinas do Faustão, cantorias no meio de diálogos que soam bem estranho para o cinema atual, que tanto precisa se reinventar à cada década que passa.
Há alguns musicais desse tipo, molde antigo, que servem para serem vistos uma só vez, como o "Mamma Mia": mais fácil sacar um álbum de greatest hits do ABBA e colocar para tocar. É o típico filme que quem se diverte é quem faz. A gente, no máximo consegue ver uma vez e ainda com alguma cara de "vamos logo, quem é o pai?!"
Agora "Rock of Ages", "Rock Star" são bons filmes para cantar junto, mesmo com atores que você torça o nariz ou histórias simples. Moulin Rouge? Amo. Velvet Goldmine? Recomendo.
Mas já escapei do assunto, um pouco talvez pois na tag dos 30 filmes, não tem a questão "um filme musical" para a escolha e o debate. Pena. Adoraria falar o quando adoro "Moulin Rouge" e o quanto foi legal assistir recentemente "Velvet Goldmine" - estes sim, musicais ótimos.

Boa pedida, instrutivo, clássico, cult e tudo o mais são os filmes do Chaplin. Além dessas características é escolha mais do que clichê dizer: "Ai, adoro Tempos Modernos!..." Tal alternativa não é ruim, mas fica na maior ideia de moça que paga de cult, é simpatizante dos direitos das minorias e levanta debates sobre a sociedade machista em mesa de bar, fazendo discursos seguidos do nome do filme: "Bom, pois mostra Chaplin de um jeito humorado, mas dando uma sarcástica noção sobre o capitalismo selvagem..."
Ainda que seja uma meia verdade, é só uma balela que não legitima a obra de arte como boa. O filme é bom porque Chaplin era um gênio que sabia fazer imagens impactantes em tempos em que a sétima arte era pura novidade. Discursos por detrás, as entrelinhas só são satisfatórios para quem não gosta da arte, e sim gosta de "causar". 

Sendo simples e direta, achando uma alternativa que foi, interessante e tocante, escolho como o melhor filme para essa tag, uma animação brasileira: "O Menino e o Mundo". É uma ótima história, super interessante, uma das poucas vezes que produto nacional vale de fato à pena no circuito cinematográfico - que vamos combinar, é meio fraco em termos de sustância, rsrsrsrsrs... Na maioria das vezes é comédia recheadérrima de palavrões e poucas piadas intensas, ou um baita filme de realidade urbana ou social, violento com umas pitadas de nudez. Raramente escapa dessas situações.
Este, não é bem totalmente mudo, mas não há diálogos, há os sons de tudo à volta e músicas de fundo.
Colher de chá: o filme "O Menino e o Mundo" está completo no Youtube. Só carregar e assistir:

Comentários

diogo felipe disse…
Menino e o.mundo é muito bom, mas muito enrolado, dava pra editar melhor. Sobre la la lá na, bem... Ate melhora no final, mas tirante a trilha jazzística, é fraquinho q só. Saudades do Chicago, Love is in the air...
Manu disse…
De fato Diogo, o final melhora, mas só presta por conta da ideia da exaltação do jazz - e olha que não gosto muito do estilo. Não há entrosamento naqueles atores, as cenas são repetidas de "outros carnavais"... Fraco.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!