Corrente Musical de A a Z: Metallica

Já que o Metallica venceu a última votação, com 3 votos totais, aproveito o post para exibir meu amor pela banda - amor que aumentou em 2012, quando fui ao show deles em São Paulo. Parte da minha alma ficou lá, naquele Morumbi, e foi embora com eles.
Abaixo, fotos dos meus álbuns originais (que foram cobiçados, ontem, por um técnico da tv de assinatura), alguns, novinhos em folha, que comprei na Galeria do Rock, e também meus DVDs xodós: tenho todos lançados, mas na foto, só estão os originais, inclusive os dois primeiros, que são importados - "A year and a half in the life of Metallica" e "Cliff'em All"



Passada a ostentação, vamos ao que interessa.

Banda ou Artista mais bem votado:




♫ Música que mais gosto:

Quer me torturar é pedir para escolher uma música só de uma banda que tanto amo. Tentei ser direta, mas como a gente nunca consegue, saquei meu bloquinho de rascunho que, num intervalo de tempo que tive durante a semana que passou, rascunhei a resposta. Mas já vou dizendo: essa é a favoritona pois sou louca pelos riffs dessa música


Parênteses: o vídeo é do show "Live Shit Binge & Burge" de Seattle, 1989. Se nunca viram esse show completo, vejam. Os VHS antigos traziam esse show e também o de San Diego de 1992. Verdadeiras obras primas.

♫ Música que menos gosto:

Poderia dizer que não há. Mas como transformei a tag para a que "menos gosto", posso dizer com certeza que não gosto absurdos de "Frantic". É tipo "só ok".

♫ Música romântica:



♫ Música para dançar:



♫ Música que me define:

Toda escrita, e no caso, letras de uma música, tomam outros significados e proporções depois que são reproduzidas para um público. O que se sentiu quando se escreveu, trona-se outra coisa nas mãos de um fã que pode estar passando por uma situação diversa daquela em que o autor usou como inspiração. Sempre me identifiquei com "Turn the Page". Nunca estive na estrada como James, não estive no palco como a banda está sempre, mas de certa forma, mas, me identifico. "And you always seem outnumbered, you don't dare make a stand - Make your stand"... 

♫ Clipe Favorito:

O primeiro que assisti, quando era um pontinho de gente (o que não mudou muita coisa, posso garantir):


♫ Melhor álbum:

Tarefa altamente difícil que vou burlar escolhendo dois discos. Amo todos, mas dois estes tem significados expressivos. A primeira escolha é "Master of Puppets" um grandíssimo álbum do thrash metal que sempre quis ter uma cópia comigo. Quando ouvi ele completo pela primeira vez, tive certeza que era um dos meus álbuns favoritos da vida. Várias vezes tentei comprar e nunca tinha o dinheiro suficiente. Quando tive dinheiro, sempre apareceu algo que precisei dar preferência. Resolvido isso, hoje tenho a minha cópia bonitinha para ouvir - (e não dá para ser clichê e dizer que quero mostrar para filhos e netos, pois não tenho planos para ser mãe hehehehe...)
A formação do Metallica com "Master of Puppets" é a mais conhecida: James Hetfield (vocal e guitarra), Kirk Hammet (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria). Foi o último álbum de Cliff, que morreu num trágico acidente de ônibus em meio à turnê européia do mesmo disco. Cliff era um excelente músico, porém Jason Newsted não deveu em nada quando o substituiu. O álbum de 1986 - um ano antes de meu nascimento - contém as maravilhas de faixas: 

1. "Battery"  
2. "Master of Puppets"  
3. "The Thing That Should Not Be"  
4. "Welcome Home (Sanitarium)"  
5. "Disposable Heroes"  
6. "Leper Messiah"  
7. "Orion (Instrumental)"  
8. "Damage, Inc." 

A minha segunda escolha é mais comum. Não escolho por ter sido a álbum mais comercial da banda, mas por precisar mencionar que foi o álbum que mais ouvi desde que o descobri com meus 12 anos. Se CDs furassem que nem vinil, era certeza que minha cópia do Black Album estaria que nem um queijo suíço. 
"Metallica" de 1991 tem Jason Newsted na formação original da banda, como, finalmente, um baixista participativo. Seu primeiro álbum com o trio Metallica foi "...And Justice For All" e é sabido que o tom do baixo foi "abaixado" na gravação, com músicas soando quase como se não tivesse baixista. Essa infantilidade deixou de afetar a música com o Black álbum e o problema com Jason passou à ser só uma implicância de bastidores - algo que mais tarde, foi ressaltado quando o cara se cansou e decidiu sair da banda, em 2001. As faixas:

1. "Enter Sandman"  
2. "Sad but True"  
3. "Holier Than Thou"  
4. "The Unforgiven"  
5. "Wherever I May Roam"  
6. "Don't Tread on Me"  
7. "Through the Never"  
8. "Nothing Else Matters"  
9. "Of Wolf and Man"  
10. "The God That Failed"  
11. "My Friend of Misery"  
12. "The Struggle Within"   

♫ Pior álbum:

Um tanto cruel, mas real, o álbum mais fraco do Mettalica é "St. Anger". "Load" e "Reload" são álbuns com algumas faixas menos thrash - estilo que os fez -, mas que contém excelentes composições. Mas "St. Anger" exige um pouco mais de afeição pela banda, o que não torna o álbum péssimo, só - na minha opinião - um pouco destoante dos outros pois aborda a vertente metalcore e nu metal, muito em voga nos anos 2000, especialmente com Slipknot que era o expoente do estilo na época (embora eles fossem um grau a mais, pois tinham um pé no death que lhe garantiam - e garante - uma qualidade acima de outros como Linkin Park, Limp Bizkit e afins). 
Não ouvi "Lulu" inteiro, porque não me cativou. Mas como é uma colaboração com Lou Reed, ele não é uma opção para esse caso. 
*Sorry, "St. Anger", mas vai ter que ser você * O álbum é de 2003 e conta com Bob Rock - o produtor - fazendo as linhas de baixo, pois não haviam ainda decidido por Robert Trujillo no lugar de Newsted. A escolha de Rob sedimentou de vez que Metallica é o tipo de banda que sabe sempre escolher baixistas para compor sua formação. 
As faixas:

1. "Frantic"  
2. "St. Anger"  
3. "Some Kind of Monster"  
4. "Dirty Window"  
5. "Invisible Kid"  
6. "My World"  
7. "Shoot me Again"  
8. "Sweet Amber"  
9. "The Unnamed Feeling"  
10. "Purify"  
11. "All Within my Hands" 

► Menções honrosas:

Fuel;

E falta música, viu? Falta muitas, excelentes. Mas agora deixo para vocês me contarem as suas, combinados? 

Da votação passada, Michael Jackson e Mötley Crüe tiveram um voto cada, mas caíram, pois Motörhead teve dois votos e sozinho, vai para repescagem com as opções da letra N. Para a Corrente Musical de A a Z da semana que vem, qual destes vocês votam?






ou


Abraços afáveis e não esqueçam que na aba deste link, tem todas as postagens do Corrente!

Comentários

Nelson disse…
Metallica, gosto! Meu preferido é o Ride The Lightning. Voto em Nightwish.
Manu disse…
Excelente disco!
Voto contado! ;)
Abs!!!
Ron Groo disse…
sou suspeito... gosto até do St Anger, mesmo com a bateria de lata.

Mas ultimamente estou ouvindo o Garage Inc revisited e tô achando maravilhoso.
A versão deles para Tuesday´s Gone do Lynyrd Skynard é uma coisa linda.
Manu disse…
Garage Inc. é ótimo mesmo! Gosto bastante.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!