Corrente Musical de A a Z: Led Zeppelin

Com poucos votos, apesar do salto de uma semana, a banda Led Zeppelin foi a escolha da corrente musical, deixando Korn e Lenny Kravitz de fora. Ainda firme no páreo, KISS vem para a segunda repescagem, e Linkin Park também.
Computando votos: Led Zeppelin = 2 votos, KISS = 1 voto e Linkin Park = 1 voto. Vamos à Corrente Musical de número... *... 13! :D

Banda ou artista mais bem votado:


♫ Música que mais gosto:

Sem sombra de dúvidas é "Immigrant Song"


♫ Música que menos gosto:


Para essa cruel pergunta, eu quase sempre digo que não há, ou escolho a música mais "batida" da banda/artista. Mas mesmo que "Stairway to Heaven" seja aquela que todo mundo comenta, quando começa a tocar é impossível  que você diga "ah, tira isso daí!" ou desligue o som com impaciência. Então, volto a dizer: não há resposta para essa questão.

♫ Música romântica:


"I've really, been the best, the best of fools..."



♫ Música para dançar:

Para dançar, para não sossegar e agitar, para cantar junto (mesmo cantando mal horrores)...



♫ Música que me define:



♫ Clipe Favorito:

O mesmo da música favorita: Immigrant Song, e ao vivo.

♫ Melhor Álbum:


É sempre tarefa difícil escolher o melhor álbum com bandas de qualidade extrema. Lutei bastante, mas não consegui escolher um só disco. "Led Zeppelin III" e "IV" são para mim, muito bons.
Como os números em romanos indicam, tratam-se do terceiro e quarto álbuns de estúdio e são, para mim os discos mais completos (ainda que essa opinião não signifique muita coisa, dado que os outros também são igualmente bons). O line up em ambos é a da formação da banda: Robert Plant (vocal), Jummy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo) e John Bonham (bateria). E as faixas:

"Led Zeppelin III" - Lado A: 1. "Immigrant Song"  
2. "Friends"  
3. "Celebration Day"  
4. "Since I've Been Loving You"  
5. "Out on the Tiles"
Lado B: 1. "Gallows Pole"  
2. "Tangerine"  
3. "That's the Way"  
4. "Bron-Y-Aur Stomp"  
5. "Hats Off to (Roy) Harper"

"Led Zeppelin IV" - Lado A: 1. "Black Dog"  
2. "Rock and Roll"  
3. "The Battle of Evermore"  
4. "Stairway to Heaven"  
Lado 2:
1. "Misty Mountain Hop"  
2. "Four Sticks"  
3. "Going to California"  
4. "When the Levee Breaks"

♫ Pior Álbum:


Talvez o que eu menos goste seja "Coda", editado em 1982, o nono álbum com algumas versões inéditas e sobras de estúdio de toda carreira da banda. 

Minha ligação com Led Zeppelin se deu de forma mais atenuada no começo da adolescência, pois volta dos 13/14 anos, quando tomei contato com a literatura de Tolkien. Já conhecia a banda, mas passei a aprofundar em outras músicas não tão populares, que calharam de mencionar alguma passagem de "O Senhor dos Anéis" ou "O Hobbit" nas letras. 
No ano de 1965, uma cópia pirata do "O Senhor dos Anéis" circulou entre os jovens americanos e acabou virando uma das obras ligadas ao movimento hippie, graças à temática pacifista e de defesa do meio ambiente. Infelizmente, não é de hoje que as pessoas tem o costume chato e desagradável de desvirtuar o significado das coisas, pois a "erva de cachimbo" das quais os hobbits tanto gostam foi levada à simbologia ou metáfora da maconha nessa época. Tal ideia, foi fortemente negada pelo Tolkien - ainda vivo - indicando que tratava-se apenas de uma variante do tabaco, nada mais. 
Assim, no auge da contracultura, Led Zeppelin foi um dos influenciados na composição de letras à partir da obras maravilhosas do autor inglês - músicas estas que indico abaixo com um (*) - e isso acabou sendo mais uma alavanca para as obras de Tolkien tornarem-se tão importantes como são, ainda hoje. 

► Menções honrosas: 10 músicas que não foram escolhidas na Corrente

Ramble on; (*);

Para a próxima corrente da semana que vem eu tinha escolhido quatro bandas e três artistas com a letra M. Junto com as bandas que vêm para uma repescagem, ficariam 9 opções. Então, resolvi dividir o esquema. Para esse post da semana que vem primeiro as de repescagem, mais 3 opções da letra M (as outras 4 retornam na próxima postagem, no fim da semana que vem):









ou



Para acompanhar o que já foi postado no Corrente Musical de A a Z, basta clicar na aba especial abaixo do header. 
As votações serão contadas pelos comentário daqui, e da página do Facebook referente à essa postagem. 
Já agradeço os votos e os comentários das escolhas de vocês com relação ao Led Zeppelin!!!

Abraços mega afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Gosto demais do Zeppelin III mad também adoro a pegada bruta do II.
Mas acho que uma das músicas mais românticas deles é What Is and What Should Never Be. Depois te conto uma história com eles no Facebook
Manu disse…
Conte-me, que fiquei curiosa! ;)
Nelson disse…
Gosto bastante de Led Zeppelin, meu álbum preferido é o IV. Voto em Megadeth.
Manu disse…
Adoro o IV!!! Obrigada pelo voto, Nelson! ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!